domingo, 7 de junho de 2015

O que é luxo para você?

Quando falo que moro na Suiça para alguém que não me conhece direito, posso ler na cara da pessoa um pensamento do tipo: nossa... que sofisticado deve ser morar na Suiça.
Ficava um pouco sem graça e perdia algum tempo tentando me justificar, quase me desculpando por morar neste país.
Atualmente não faço mais isto e também não me importo tanto com a opinião de quem não me conhece direito. Me importo muito com a opinião dos meus queridos amigos, afinal, todos nós só queremos deste mundo é ser amado e isto dá trabalho para uma vida.
As vezes é difícil explicar que morar é muito diferente do que fazer turismo. Morar significa conviver profundamente com uma cultura que não é a sua. Morar aqui é fazer 100% o serviço de uma casa todos os dias.
Morar aqui também significa falar três idiomas todos os dias e muitas vezes não ser compreendida e também não entender o que se fala.  Ir a uma festa e ficar muda pois não consigo acompanhar a velocidade dos diálogos. Sair da festa exausta e  com a sensação que você poderia ser tão  mais interessante. Mas ninguém ali nunca vai saber mesmo.

Morar aqui é se preparar muito para ir numa consulta médica e entender direito o que o médico mandou você fazer para sua filha melhorar logo, e mesmo com todo o preparo, você não entendeu que eram gotas e não comprimidos que tinha que comprar.

Morar aqui é não ter família por perto para um colo rápido ou me jogar no domingo em um sofá, comer o prato que minha mãe faz, deixar as crianças com eles e ir ao um cineminha.

Mas sabe qual é meu luxo aqui? Meu luxo, a minha sofisticada rotina é sair todo dia na rua e não ter medo nenhum.

A cada dia que passa, a cada noticia que ouço, me torno mais viciada na sensação sem igual de poder simplesmente ir e vir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário