domingo, 8 de maio de 2016

A mãe da minha amiga



Hoje ela foi embora, no dia dela, dia das mães. Dia da mãe da minha melhor amiga.
E na na minha cabeça, sentada aqui com meu café, uma coleção de pequenas histórias vão passando. Cleusa levou  eu, a filha dela, e mais um bando de adolescentes para o Rio de Janeiro. Todos na Belina pela selvagem Rio-Santos. Parecia um sonho conhecer o Rio. Mas ela foi bem clara: olha, eu levo vocês para o Rio, mas com uma condição. Vocês vão comigo no show do Martinho da Vila no canecão. E lá fomos nós, bando de adolescentes, descobrir com a Cleusa que o Martinho da Vila era o castigo mas divertido que podia existir.
Quando éramos pequenas  Cleusa nos levou ao Playcenter, não sei se uma vez ou várias, já não lembro mais. Parecia sonho, lembro que não dormia de ansiedade. Chegando lá, vi a Montanha Russa e vi todos meus amigos gritando de alegria. Eu em pânico, não conseguia nem pensar na idéia de subir naquele troço. Ela com sua voz doce sentou comigo no banquinho e falou. Deixa eles irem, se você tem medo, a gente senta aqui. Você não precisa fazer uma coisa que não quer para ficar no grupo. Tá tudo certo, eles vão lá ficar de ponta cabeça e a gente fica aqui tomando sorvete.
E já nos meus 20 anos,  quando terminei  um namoro de anos com um namorado que todo mundo gostava. Havia um certo olhar de censura pela minha decisão, meus amigos perguntavam Como você pode terminar assim com ele? Eu me sentia mal, mal pelo fim, mas por ser a malvada, mal por não saber se estava fazendo a coisa certa. Lembro que a Cleu ouvindo eu e Déia conversando na sala sobre os prós e contras da minha decisão, falou lá da varanda. Dri, sabe que eu acho? Acho que você está certíssima.
Na última vez que fui ao Brasil fui vê-la . Visita rápida pois ela já estava doente e cansada. Antes de sair, dei um abraço apertado de quem já sabe ser último. E na porta ela fala: olha Dri, toda noite tem uma listinha de pessoas que eu peço a Deus proteção.. E toda noite, peço que Deus projeta você, o Kai, a Lele e a Cati. Toda noite.
Obrigada Cleu, obrigada por ser a mãe da minha melhor amiga. Descanse em paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário