quinta-feira, 25 de setembro de 2014





Viver fora de casa implica em uma grande mudança de vida. Posso falar de carteirinha pois viví e vivo esta história e também porque ando estudando este tema a fundo já que estou envolvida em um projeto sobre famílias que recomeçam suas vidas em outro lugar.  Coisa aliás, cada vez mais frequente no mundo de hoje, porém muito pouco estudado ou observado. Tá, já existem alguns livros e blogs  sobre o tema, mas mesmo assim, pouco se sabe sobre esta metamorfose de alma.
Tenho vários amigos que estão pensando em se aventurar em outro país e me perguntam diversas coisas sobre isto.  Decidi reunir alguns pensamentos sobre este assunto para todos que já tiveram ou estão buscando coragem para viver esta experiência


1. você nunca vai ter certeza que dará certo
antes de partir para esta aventura, tentamos nos cercar de certezas que teremos sucesso nesta nova vida. Esqueça esta busca, voce vai se frustrar pois é humanamente impossível saber como cada um irá reagir em um mundo completamente novo.  O risco da empreitada existe e é alto. O que você deve se perguntar é se está mesmo disposto a encarar.

2.  É mesmo uma grande loucura
mudar-se para um outro país foi a coisa mais louca que eu fiz na minha vida (ou ter filhos? não sei ao certo) mas para uma virginiana  que gosta de planejamento como eu, tive que reaprender a lidar com o improviso, com  a falta de conhecimento prévio. Posso falar que esta experiência é um ótimo exercício para mudarmos vários pré-conceitos de tudo que construímos ao longo da vida.

3.Não é para pular sem para-quedas
 Para quem vem com família,um mínimo de estrutura tem que existir. São quatro coisas obrigatórias para  se aventurar  : casa, trabalho, saúde e educação. Não dá pra se jogar sem este quatro itens e nem por isto eles garantem o sucesso da coisa, Eles só não te deixam afundar no primeiro momento.

4.Coração dolorido faz parte do pacote
 Prepare-se para viver com saudades de pessoas , lugares, cheiros. Não adianta falar que com o tempo passa pois não passa, você só aprende a viver com isto, como uma pedrinha no sapato.

5. Atrás de um grande expatriado há uma grande louca
]Se você veio a trabalho a coisa toda é mais simples, voce vai de cara mergulhar no novo desafio e rezar pra ter feito a coisa certa. Se voce veio acompanhando o marido ou a esposa que veio a trabalho,  é bem diferente e mais complicado. Voce largou tudo pra trás, tem que se reconstruir e alem disso vai ser sua a responsabilidade de adaptação da família. É sobre estes "acompanhantes" que estou pesquisando e  este assunto dá pano pra muita manga.

6. Maçã com abacaxi
 Não compare o seu dia a dia no novo lugar como o dia a dia no seu país de origem. Passei algum tempo no inicio fazendo isto e é bobagem. Além de ser um processo muito sofrido, não te leva a nada e voce não  consegue vê o lado bom do novo, do diferente.

7. Mim, Tarzan.

Não tem povo legal e povo chato. Eles só são culturalmente muito diferentes do seu povo. Com esta visão você se torna menos crítico e mais aberto a vida. Obs.: mas ninguém é tão elevado assim e as vezes, toda esta diferença, enche o saco e dá vontade de sair correndo e chorar.

8. Aula todo o dia

Brinco com meus amigos daqui na mesma situação que eu, que todo dia eu aprendo uma ou mais coisas novas, é incrivel. São tantos detalhes novos. No começo eu ficava exausta mas agora o ritmo é outro, mesmo assim é diário. Hoje mesmo precisei aprender como os Suiços escrevem valores em dinheiro. São pequenas e grandes novidades o tempo todo, todas importantes.

9- Faça por amor

Acho que é a dica mais importante. Se for fazer a loucura de se mudar e reaprender tudo no meio da sua vida, faça por amor, por amor a sua família, ao seu parceiro e a você mesmo. Mudar de país é um processo enorme, prazeroso mas também doloroso, tem que ter um excelente motivo para se jogar.













Nenhum comentário:

Postar um comentário