segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Este caminho da foto é o caminho que eu pedalo da minha casa na Suiça até a cidade fronteira chamada Lörrach na Alemanha. São 20 minutos de pedalada e  chego no centro da cidade alemã. Lá faço compras, vou a costureira, papelaria,etc. Isto porque é 30% em média mais barato que na Suiça. Além de ser uma rua que não passa carro, ela é praticamente plana. Ao lado passa o trem que liga os dois países.
Tudo isto pra dizer que apesar de eu estar aqui já quase quatro anos, ainda me espanto em cruzar fronteiras de bicicleta para ir comprar alguma coisa..  Me espanto com a facilidade e com o fato de durante algumas horas do dia eu estar em um país e minhas filhas em outro, por exemplo. É claro que também penso no que este caminho representou para os fugitivos da segunda guerra que saiam correndo da Alemanhã pra sobreviver. Outros tempos, a mesma rua onde eu passeio hoje, com certeza era um caminho para liberdade para quem conseguiu escapar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário