terça-feira, 19 de abril de 2016

Faxina dá confusão mental. Cuidado.



Tem uma moça que vem de 15 em 15 dias na minha casa fazer faxina. Aqui se paga por hora e o pessoal trabalha 4 horas em média.  A hora da faxina é 25 francos. Tá, converter não é certo, mas só para ter uma idéia do luxo que é ter uma faxineira: quatro horas de faxina custa trezentos e oitenta contos.
A tal da moça que vem em casa é uma brasileira gente finíssima que trabalha duro para se manter aqui e conseguir mandar dinheiro para o pessoal lá em Goiás. Sua mãe e seu filho.
Sempre tenho vontade de perguntar a história da vida dela e como ela veio parar neste  país tão longe, frio e com um dialeto esquisito. Não pergunto por respeito, porque sei que a história não deve ter tido um bom começo e imagino que nem todo mundo esteja disposto a se abrir como uma estranha. Eu não estaria.
Acontece que desde fevereiro a moça está de férias no Brasil. Foi ver seu filho e sua mãe.  Disse que passou mais de ano juntando dinheiro e que andava com um nó na garganta de saudade. Disse que tava chorando à toa e que não era disso, sempre foi valente. Melhor ir ver mainha me disse ao se dispedir.
Eu tõ sem a moça e com a faxina. Até então tudo bem. Quem vive aqui aprende logo que o dia a dia da casa é todo seu e que faz parte limpar os banheiros, lavar a roupa, cozinhar e passar.  Mas hoje, depois de ter passado uma semana fora estudando a coisa ficou insuportável.
Acordei determinada a dar uma geral de cima a baixo. Não ia restar pó sobre pó.  Nem uma meia solta na lavandeira. Nem um copo de suco abandonado no quarto das meninas. Nem papel de bala no vão do sofá. Cada fio de cabelo ia ter seu fim. (três mulheres em casa dá praticamente uma peruca sobrando no chão).
Comecei as sete e meia e terminei meio-dia. Tô exausta fisico e mentalmente. Entre uma esfregada e uma vassourada, passei estas horas todas me perguntando coisas que já estavam resolvidas na minha cabeça, falando comigo mesmo.  Acabei querendo mudar tudo, eu e o mundo.  Fiz planos e desfiz. A casa tá limpa e a cabeça uma zona.
Faxina pega pesado, tem efeito colateral perverso, que vai muito além da dor na lombar. Cuidado.
Moça, se você estiver lendo este texto,  dê lembranças á mainha e volte logo. Seu trabalho vale cada real da pequena fortuna que pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário