quinta-feira, 6 de junho de 2013

ARE YOU SAD?



Somente depois de passar o primeiro ano aqui comecei a observar o quanto as condições climáticas interferem na vida das pessoas. No Brasil não temos muito esta sensação pois o clima sofre pouca variação de temperatura durante as estações. 
O que mais me impressiona é a influencia que estas  diferenças de estações causa nas pessoas em geral, mesmo aquelas que já moram há muitos anos aqui.
Comecei a ler  alguns estudos feitos sobre a influencia do clima no humor e comportamento do ser humano.
Um estudo americano deu até um nome, ou melhor, uma sigla para os distúrbios causados pelo clima (americanos amam as siglas!). Trata-se do SAD, ou o seasonal effective desorder.  Todo mundo fica mais quieto  e  introspectivo no inverno, mas quem sofre de SAD são pessoas mais sensíveis ao frio e principalmente à falta de luz, estas pessoas sofrem de ansiedade e tristeza profunda nestes períodos.
No meu caso, o que mais me incomoda aqui não é o frio e sim, a falta de luz no inverno. Têm dias que escurece às quatro da tarde, aí não tem como ficar muito animado.
Neste estudo fica claro que a questão da serotonina (neurotransmissor que influencia humor) no inverno fica muito baixa e com isto haja  auto-ajuda para sair do buraco.
A solução que eles indicam é medicamento para depressão (é claro, não iam perder a oportunidade de achar mais um transtorno para vender suas bolinhas) ou pior, ficar horas por dia sentado ao lado de uma caixa de luz. 
No meu caso,  para não sofrer (tanto) de  SAD bebo vinho e economizo dinheiro para viajar para o Brasil. Por enquanto tem funcionado.




  1. SAD

    • The most severe form of weather-based emotion is known as SAD, or seasonal affective disorder. Patients exhibit signs of severe hopelessness or anxiety, particularly during the winter months, or during periods when the sun never comes out.

Nenhum comentário:

Postar um comentário