quarta-feira, 8 de maio de 2013

umas comidas



Neste blog nunca me aventurei a falar sobre a culinária Suíça  Acho que me faltava intimidade ou mesmo uma dificuldade de captar o paladar local.
A  Suíça fica encravada entre a França e a Itália, duas potencias mundiais em termos de culinária e tenho pra mim que esta questão geográfica seja um fator fundamental para a timidez culinária deste povo.
Aqui não se come mal, os ingredientes são frescos e fartos, tomates da Itália.  laranjas lindas da Espanha e outros ingredientes ótimos dos vizinhos. Mas a cozinha não é criativa, ela é básica, quase rural. Cozidos e embutidos são os carros-chefes.
Comer fora por aqui não é  rotina. Você come muito bem se gastar muito,  muito dinheiro. Os lugares não tão caros até existem mas nada que chame atenção. Contamos nos dedos as vezes que saímos para almoçar fora (na Suíça) nestes dois anos.
Também é verdade que o povo não frequenta restaurantes diariamente como o paulistano. Comer fora por aqui é um evento planejado com  antecedência ,com reserva de mesa feita e nem pense em um almoço de família no domingão, aqui tudo fecha neste dia, inclusive restaurantes.
Mas nem tudo é salsicha e chocolate, a Suíça tem queijos deliciosos, de todos os tipos e gostos . São tantos e tão variados que quando eu gosto de um  fica difícil achá-lo de novo no supermercado de tantos que existem. Quando comemos uma tábua de queijos com vinho aqui em casa sei que estou comendo algo bem especial. O fondue também é uma delícia, em todo bom supermercado dá para comprar a mistura de queijos que são ralados na hora e colocados em um saquinho para levar para casa. No inverno é sagrado.
Agora, para esnobar um pouco, ontem fizemos um brigadeiro com chocolate suíço em pó que ficou espetacular. Tem estas vantangens...





Nenhum comentário:

Postar um comentário