Uma das coisas mais bacanas desta experiência toda de morar aqui na Suíça é observar o funcionamento do sistema público de educação. Desde pequena tive a oportunidade de estudar em escola particular e o mesmo fiz com minhas filhas. Infelizmente cresci em uma época em que a ditadura e a falta de vontade política destruíram a escola..
Aqui na Suíça minhas filhas estudam na escola pública, que aliás abriga 95 % de todas as crianças . As outras 5% estão em escolar particulares por opção.
As escolas públicas são simples, pequenas e limpas. Esta simplicidade me assustou quando cheguei e hoje é o que eu mais gosto. Não falta nada e não há desperdício, os professores são bem preparados e pagos. Os materiais são bons e dados aos alunos assim que começa o ano. Há defeitos claro, mas não na engrenagem. Mas o que eu realmente tiro o chapéu é a preocupação da escola em tornar o aluno um ser civilizado no melhor sentido da palavra. Eles ensinam a criança a andar nas ruas, vão para excursões utilizando o transporte público, quando viajam junto com a classe as crianças ajudam na cozinha e na arrumação do local e tem que se virar e se cuidar, não tem professor babá controlando tudo.
Há também uma forte interação entre a prefeitura e a polícia junto à escola. Estes dias os policiais especializados em internet foram dar uma aula na escola da Catarina. Informando o que é legal e o que não é na internet. Sem pudor, sem meias palavras. Depois distribuíram um material simples e apropriado, onde até eu aprendi coisas de segurança na internet e redes sociais.
Para mim ainda é estranho ver a polícia fazendo este papel de educação e prevenção, é estranho ver minhas filhas ganhando do professor o lápis preto e a borracha que vão usar no semestre e mais estranho ainda é ver a criança sendo tratada como um ser pensante e parte da sociedade que vai cair no mundo e precisa estar civilizado. Infelizmente, tirando algumas exceções, a escola particular no Brasil está oferecendo mais perfumaria do que educação e o pior, não prepara para o mundo lá fora, só para o mundinho bonitinho de dentro, cercado e rico. E a policia? Só passa perto da escola na hora da ronda,se passar.
e
Nenhum comentário:
Postar um comentário