sábado, 17 de dezembro de 2011

Voce é brasileira? nossa...não parece.

Uma das frases que mais ouço aqui quando perguntam de onde venho é que eu não pareço ser brasileira. Isto me intriga um pouco pois fico pensando que se não pareço brasileira, então pareço vir de onde? ´
Entendo que o brasileiro tem um estereótipo no exterior, mas percebo também que atualmente somos vários "tipos" brasileiros. Não dá mais pra generalizar.
O tipo mais comum por aqui, e acredito em toda europa é o brasileiro sobrevivente, ou seja, aquele brasileiro que saiu da miséria, Bahia pra cima, pai ou mãe analfabeto, meio mulato e que num rompante de coragem ou desespero, se jogou na aventura de tentar a vida no outro lado do mundo. São prostitutas, faxineiras e quando melhoram um pouco de vida ou ganham a cidadania passam a ser garconetes, empacotadeiras. Escrevem para a mãe falando que são milionários e sonham em buscar os filhos que deixaram pra trás.
É claro que agora com o Brasil saindo de país pobre para a categoria Pais Remediado, surgem brasileiros bem formados. Pescados a preço de banana pelas multinacionais. Altamente prepararados, com jogo de cintura que poucos povos têm, educados e pós graduados porém, ainda baratos.
Temos também os expatriados, brasileiros de alta patente em multinacionais que chegam  com contratos generosos para viver aqui com casa, carro, ensino privado e saúde pagos pela super empresa. Sofrem um bocado quando o contrato Suiço acaba e a super empresa, dona do "passe" destes Diretores os manda para, por exemplo, Venezuela para uma temporada de três anos com o Chavez no comando. Conheço alguns.
Somos vários povos brasileiros em um só país continental ganhando o mundo. Estão todos falando de nós. Falam bem, falam mal, mas falam de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário